Licenciamento e estudos ambientais:
CESP - Companhia Energética de São Paulo - Prestação de serviços técnicos especializados envolvendo atividades relacionadas a licenciamento e monitoramento ambiental e programas ambientais dos empreendimentos da CESP, durante 3 anos: Análise e acompanhamento do Programa de Monitoramento da Fauna Relocada; implantação do Programa de Educação Ambiental; Análise e acompanhamento dos relatórios elaborado por empresas contratadas; Consolidação de produtos técnicos (Relatórios Técnicos), para atendimento das necessidades e condicionantes ambientais dos empreendimentos da CESP; Auxiliar na análise e interpretação de atividades de Geoprocessamento e fotointerpretação; implantação e consolidação do Sistema Controle de Licenças e Condicionantes Ambientais – Datalic; Subsidiar no desenvolvimento do SGA – Sistema de Gestão Ambiental nas atividades desenvolvidas pelas CESP; Análise e acompanhamento nos estudos e implantação do Programa de Manejo de Espécies exóticas; Desenvolvimento de técnicas ambientais voltadas as atividades de engenharia e gestão da manutenção; Análise e acompanhamento dos estudos e implantação dos programas de monitoramento; Monitoramento dos Sub-programas referente ao Programa de Relocação da População Atingida pela UHE Eng. Sérgio Motta; Subsidiar o licenciamento ambiental dos empreendimentos da CESP, no que tange a socioeconomia; Estudo do Remanso do reservatório de Porto Primavera (2009-11).
FTE – Renovação da licença de operação junto à CETESB, São Bernardo do Campo, SP.
BASF SA – Licenciamento ambiental, projeto arquitetônico ecológico e diretrizes de gestão do Espaço Eco, São Bernardo do Campo (2001).
São João Biogás - SJB – Elaboração do RAP para licenciamento ambiental da central termelétrica a biogás do aterro Sítio São João.
Prefeitura de Valinhos, SP – Estudo de Impacto na Vizinhança para duplicação de Avenida.
Prefeitura de Valinhos, SP – Estudo de Impacto na Vizinhança para Conjunto Habitacional.
Prefeitura de Taboão da Serra, SP – Estudo hidrogeológico e Licenciamento Ambiental do Centro Poliesportivo.
Nova City Empreendimentos – Estudo de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental de empreendimento turístico em Campos do Jordao, SP.
Greenheart Conservation Company – Licenciamento Ambiental, projeto arquitetônico ecológico de empreendimento de ecoturismo nas margens do Rio Tarumã em Manaus – Manaus Ecopark, AM (2007-11).
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Centro de Atividades em Santos, SP.
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Centro de Atividades em Osasco, SP.
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Centro de Atividades em Birigui, SP.
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Centro de Atividades em Valinhos, SP.
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Centro de Atividades em São Paulo, SP.
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Centro de Atividades e Escola em Presidente Prudente, SP.
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Centro de Atividades em São Bernardo do Campo, SP.
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Centro de Atividades em Sorocaba, SP.
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Centro de Atividades em Votorantim, SP.
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Centro de Atividades em Amparo, SP.
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Centro de Atividades em Campinas, SP.
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Escola SENAI em São Paulo, SP.
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Escola SENAI em Cotia, SP.
SESI/SENAI – Licenciamento ambiental de Centro de Atividades em São Caetano do Sul, SP.
Habitat Brasil – Licenciamento ambiental de Conjunto Habitacional em São Paulo, SP.
CRONACON (Consórcio Diamante – CPTM) – Cadastramento arbóreo para Licenciamento ambiental da reforma da Estação Domingos de Moraes em São Paulo, SP.
CRONACON (Consórcio Diamante – CPTM) – Estudo de recursos hídricos e Plano de Sustentabilidade da Obra da Estação Domingos de Moraes.
CRONACON (Consórcio Pedra Coral – CPTM) – Estudo de recursos hídricos e Plano de Sustentabilidade da Obra da Estação Poá (2012).
CRONACON (Consórcio Rubi – CPTM) – Estudo de recursos hídricos e Plano de Sustentabilidade da Obra da Estação de Franco da Rocha (2012).
Análise Ambiental Estratégica e Licenciamento de Pousada em Porto de Pedras, AL (2001).
Projeto arquitetônico e licenciamento de unidades residenciais no Loteamento Iporanga – Guarujá - SP.
WTorre S.A. – Avaliação Ambiental Preliminar de propriedades em Santo André e São Bernardo do Campo, SP, para implantação de empreendimento industrial.
Parque Tecnológico da UFRJ – Estudo preliminar de impacto ambiental e urbanístico da Torre de Inovação (torre de escritórios, shopping e hotel), Rio de Janeiro, RJ.
Light S.A. – Caracterização da qualidade dos sedimentos do Rio Piraí, no trecho onde será efetuada a dragagem do rio, RJ.
ITW – Atendimento às condicionantes da renovação de Licença de Operação junto à CETESB da planta localizada em São Paulo, SP.
Petroquímica União - Projeto de Revegetação das margens do Rio Tamanduateí, Mauá, SP – medida de compensação ambiental (2007).
Moretti Engenharia – Análise da vegetação e projeto de recuperação de obra em trecho da rodovia BR-259 - DENIT, Espírito Santo.
Garma Indústria – Elaboração de projeto de recuperação ambiental, referente ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto à Secretaria do Meio Ambiente e do Verde da Prefeitura de São Paulo, SP.
Condomínio Flávia – Elaboração de projeto de recuperação ambiental, referente ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto à Secretaria do Meio Ambiente e do Verde da Prefeitura de São Paulo, SP.
Umwelt Consultoria – Projeto de encerramento e recuperação de aterro no município de Valinhos, SP (2007).
Nilza Indústria Alimentícia – Gestão e tratamento de efluentes da indústria, Ribeirão Preto, SP (2008).
Light S.A. – Projeto de Centro de Tratamento de Resíduos para o Município do Carmo, RJ (2007).
Plateau Engenharia de Ambiente SA – Análise da viabilidade técnica, econômica e legal de implantação no Brasil de sistema de tratamento de lodo (tecnologia ASP – Active Sludge Pasteurization – desenvolvida na África do Sul), proveniente de estações de tratamento de esgoto, para produção de fertilizantes (2005).
Gestão ambiental:
SASIP (Associação de Proprietários do Iporanga) – Implantação do Sistema de Gestão Ambiental para o Loteamento Iporanga com vistas à certificação ISO 14001, Guarujá, SP (2005-08).
SASIP (Associação de Proprietários do Iporanga) – Levantamento e atualização da legislação ambiental aplicável ao SGA do Loteamento Iporanga, Guarujá, SP (2008-atual).
Sonae Imobiliária, Portugal – Sistema de Gestão Ambiental para Shopping Centers Brasileiros (2004).
FaberMousell Sustainable Development Group (formerly ECD Energy and Environment), United Kingdom – Common Environmental Standard (CES) for retail developments (2002).
Sierra Corporate Services, Portugal – Levantamento de legislação ambiental e de saúde e segurança e normas para construção civil no Brasil (2006-08).
Sonae Enplanta – Elaboração e revisão de Requisitos Ambientais para Desenvolvimento de Projetos de Construção de novos Shopping Centers, com intuito de torná-los menos impactantes e mais ecoeficientes durante sua operação. Os requisitos incluem diretrizes para os projetos arquitetônicos e de engenharia, abordando assuntos como ecologia do local, utilização de água e energia, saúde e bem-estar dos usuários, qualidade do ar interior, poluição do ar e sonora, impacto no trânsito, gerenciamento dos resíduos sólidos e materiais (2005).
Projeto Piloto de gestão da arborização urbana – Prefeitura Regional de Pinheiros – São Paulo, SP (2017-18).
Planejamento, Gestão e Manejo de Áreas Verdes, Unidades de Conservação e Terras Indígenas
Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco – PSHPE – Governo de Pernambuco e Banco Mundial – BIRD - Elaboração de Estudos Ambientais, Socioeconômicos e Mapeamento de Áreas Prioritárias para Criação de 5 Unidades de Conservação e 3 Corredores Ecológicos na Bacia do Rio Capibaribe (2019-2020). Link: Clique aqui
Funbio, SEMARH-TO – Estudo socioeconômico e fundiário para criação de UC na região do Vale do Rio Corda, TO. Contrato com Funbio, através de recursos do ARPA (2016).
Instituto Semeia, ISSA e Funbio – Estudo para criação de UC municipal na Serra do Guararu, Guarujá, SP (2012).
TNC (The Nature Conservancy), ICMBio e MMA – Estudo para criação de UC de proteção integral em Dunas do médio baixo rio São Francisco, em área que abrange os municípios de Xique-Xique, Barra, Buritirama e Pilão Arcado, no estado da Bahia (2009-10).
TNC (The Nature Conservancy) e Naturatins - Apoio à consolidação de UC de proteção integral no Estado do Tocantins – estudos para revisão dos limites do Parque Estadual do Jalapão, e para a criação de uma unidade de conservação de uso sustentável na mesma região, Tocantins (2008).
Fundação Florestal do Estado de São Paulo / Fapesp – Levantamento e seleção de 100 fragmentos de ecossistemas representativos do Estado de São Paulo para implantação de futuras Unidades de Conservação (2001).
FUNBIO e SEMA-AM, através do ARPA - Revisão do Plano de Gestão do Mosaico de Unidades de Conservação de Apuí no sudeste do Estado do Amazonas, que abrange os municípios de Apuí e Novo Aripuanã localizado na divisa com Estado do Mato Grosso (2019-20).
Elaboração do Plano de Manejo da APA Municipal da Serra do Guararu, Guarujá, SP. SASIP, Prefeitura de Guarujá (2016-17). Link: Clique aqui
Elaboração do Plano de Manejo da ARIE Municipal dos Forros, Aparecida do Norte, SP. Santuário Nacional, Prefeitura de Aparecida do Norte (2016).
Elaboração do Plano de Manejo da APA de Tamoios, Angra dos Reis, através de contrato com FUNBIO com recursos de compensação ambiental do INEA (2010).
Elaboração da Avaliação Ecológica Rápida (AER) e do Plano de Manejo do Parque Estadual Igarapés do Juruena, no estado de Mato Grosso, através de contrato com FUNBIO com recursos do ARPA (2006-2007).
Elaboração da Avaliação Ecológica Rápida (AER) e do Plano de Manejo da Reserva Biológica do Tapirapé, no PA, também contratado pelo FUNBIO através do ARPA (2008-09). Link: Clique aqui
Elaboração do Plano de Manejo da Reserva Biológica da Serra do Japi, em SP, através de contrato com a Prefeitura Municipal de Jundiaí (2007-08). Link: Clique aqui
Elaboração do Plano de Manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural Pedra da Mina, Queluz – SP (2018-19).
Elaboração e revisão do Plano de Manejo da Área de Preservação da Serra do Guararu, Loteamento Iporanga, Guarujá, SP (2007-08).
Companhia de Cimento Ribeirão Grande - Plano de Manejo do Parque Estadual Carlos Botelho e Estação Ecológica de Xitué: Componente Uso Público (2007).
Execução de levantamentos e elaboração do componente uso público (turismo, visitação e educação ambiental) que subsidiaram os Planos de Manejos do Parque Estadual de Ilhabela (2002) e do Parque Estadual do Jaraguá (2001), Fundação Florestal do Estado de São Paulo.
PNUD – Elaboração dos estudos dos meios físico, biótico e socioeconômicos dos encartes 1, 2 e 3 dos Planos de Manejo das REBIOs do ES (Augusto Ruschi, Sooretama, Córrego Grande e Córrego do Veado).
Associação Xavante Warã / FNMA – Diagnóstico Etno-Ambiental e elaboração de Plano de Gestão da Terra Indígena Sangradouro – MT (2002).
IEMA Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo – Implantação do Plano de Integração com o Entorno do Parque Estadual Itaúnas – Conceição da Barra, ES (2006).
Fundação Florestal do Estado de São Paulo – capacitação dos 8 conselhos consultivos do Parque Estadual da Serra do Mar – PESM (2010).
Fundação Biodiversitas, Fundação Margot Marsh e Conservation International – “Avaliação de Áreas Potenciais de Ocorrência do Mono-Carvoeiro (Brachyteles arachnoides) no Município de Simonésia – MG” – RPPN Mata do Sossego e entorno (2000-01).
Fundação Getúlio Vargas - Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada / FGV – Direito SP – Realização de pesquisa “Estratégia Regulatória para as Áreas de Preservação Permanente Urbanas” (2014-15) – link: Clique aqui
Instituto Nascente – Turismo & Ecologia – Assessoria estratégica e aos projetos do Instituto, incluindo participação nos conselhos da APA da Serra da Mantiqueira (CONAPAM), dos Parques Estaduais de Campos do Jordão e Mananciais de Campos do Jordão e APAs Estaduais de Campos do Jordão e Sapucaí-Mirim. Também criação e gestão de RPPN Céu Estrelado em Pindamonhangaba – SP (2013 – atual).
Planos Municipais de Biodiversidade:
Funbio/MMA (Projeto de Proteção da Mata Atlântica II) - Mobilização e Capacitação para Elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica na Região Sudeste (2012-13). – www.pmma.etc.br
Fundação SOS Mata Atlântica – Mobilização e apoio à elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica em 17 municípios do estado de São Paulo (2012-13).
Fundação SOS Mata Atlântica – Concepção e Coordenação do Programa de Fomento aos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – Nacional (2014-15).
Euroclima Plus/ Pronatura México/ ANAMMA - Projeto “Articulando Agendas Globais, desde os Governos Locais”, implementação de medidas AbE em 4 municípios no Brasil (Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália – BA; Foz do Iguaçu e Céu Azul – PR) e 3 no México (2019-2021).
ONU Meio Ambiente/ ANAMMA – Projeto Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente por meio dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – Nacional (2018-19).
GIZ/MMA/SOS Mata Atlântica – Portal e Capacitação Online sobre Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. – www.pmma.etc.br (2012 - atual). Em 2015, com apoio da GIZ/MMA foram incluídas no curso online, a Mudança do Clima e Adaptação baseada em Ecossistemas.
GIZ/MMA – Revisão do Roteiro Metodológico para elaboração e implementação dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (2016-17). Link: Clique aqui
GIZ/MMA – Diagnóstico de 50 Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica em processo de elaboração (2015-16).
SOS Mata Atlântica/ Fibria/ Suzano/ Prefeitura de Conceição da Barra – Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Conceição da Barra (2015-16).
Prefeitura de Nova Lima/ Arcplan consultoria - Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Nova Lima (2020-21).
Prefeitura de Ilhabela/ OCA consultoria - Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Ilhabela (2015-16).
Prefeitura de Novo Horizonte/ Marimar Consultoria - Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Novo Horizonte (2017).
Prefeitura de Embaúba/ Marimar Consultoria - Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Embaúba (2017).
Prefeitura de Olímpia/ Marimar Consultoria - Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e Cerrado de Olímpia (2017-18).
Prefeitura de Itatiba/ Marimar Consultoria - Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Itatiba (2017).
Prefeitura de São José dos Campos/ Marimar Consultoria - Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e Cerrado de São José dos Campos (2017-18).
Prefeitura de Presidente Prudente/ Marimar Consultoria - Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Presidente Prudente (2017-18).
Prefeitura de Itapoá/ Marimar Consultoria - Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Itapoá (2017-18).
Prefeitura de Guaratinguetá/ Marimar Consultoria - Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Guaratinguetá (2019-20).
Prefeitura de Vinhedo/ Marimar Consultoria - Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Vinhedo (2020-21).
Prefeitura de Imbituba/ Marimar Consultoria - Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Imbituba (2018-19).
Educação Ambiental:
Programa Escola Ambiental – Oficinas ecológicas para alunos da Escola Ponto de Partida, Colégio das Américas e Faculdade Flamingo (2011).
Petrobras – Programa de Educação Ambiental – Licenciamento Ambiental Gasoduto Paulínia-Jacutinga, SP – Etapa II, incluindo diagnóstico rural e ambiental participativo (2008).
Petrobras – Execução do Programa de Educação Ambiental - Licenciamento Ambiental do Gasoduto GASPAL II e ECOMP – Guararema (2010-11).
Petrobras – Execução do Programa de Educação Ambiental - Licenciamento Ambiental do Gasoduto GASAN II e ECGM (2010-11). Os PEAs envolveram a elaboração do Diagnóstico Rápido Participativo, do Plano de Ação, dos materiais didáticos e de divulgação e execução das atividades de educação ambiental (mobilizações, oficinas, palestras, arte-educação, capacitação etc.) durante 14 meses, envolvendo 30 comunidades e 36 escolas em 12 municípios.
Prefeitura Municipal de Guaratinguetá - Projeto-Piloto de Controle de Erosão na Sub-Bacia do Ribeirão São Gonçalo – Componente de Educação Ambiental, Guaratinguetá, SP (2006-07).
Missão Ambiente – Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável – Projeto de Educação Ambiental, realizado em parceria com a Funceb, Exército Brasileiro e MMA, que envolve os jovens brasileiros que passam pelas etapas do serviço militar (alistamento, seleção e instrução da tropa), incluindo Brasília, regiões do sudeste e da Amazônia (2003-04).
Fundação Florestal do Estado de SP - planejamento do monitoramento da fauna em ecoturismo no bairro rural Gomeral, Guaratinguetá, SP (2005).
SASIP (Associação de Proprietários do Iporanga) – Roteiro de Educação Ambiental para o Loteamento Iporanga, Guarujá, SP (2009).
Livro “Animais da Mata Atlântica – Patrimônio Natural do Brasil”, Aprovado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela Redecard (2004).
Desenvolvimento de empreendimentos privados e comunitários:
Nova City Empreendimentos – Estudo de Viabilidade Ambiental e acompanhamento do máster plan de empreendimento turístico com pousada, imobiliário, centro de convenções, haras, viveiro de mudas em Campos do Jordao, SP.
Ibaté Agrícola - Estudo de viabilidade ambiental de áreas em Campos do Jordao, SP.
Estudo de demanda, viabilidade ambiental para empreendimento privado com pousada, restaurante, trilhas, imobiliário, campo de golfe em Cumuruxatiba, Prado, BA.
Estudo de demanda, viabilidade ambiental e master plan para empreendimento privado com pousada, restaurante, trilhas, centro de pesquisa, centro de educação ambiental e imobiliário, na Chapada dos Veadeiros, Cavalcante, GO (2009).
Eco Resort Macacos, para XPTO Empreendimentos Imobiliários: Estudo de viabilidade ambiental e econômica e master plan para empreendimento hoteleiro em Nova Lima, MG, incluindo análise da viabilidade do hotel, diagnóstico ambiental (utilizando metodologia de AER), planejamento de atividades turísticas e agrícolas e licenciamento ambiental.
Projeto Raízes da Bahia – Desenvolvimento de parque ecológico privado, com museus, Canopy Walkway (trilhas suspensas), hotel de selva, trilhas, restaurantes e atividades de ecoturismo – Itacaré, Bahia.
ADERES (Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo S/A) – Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais – Governo do Espírito Santo. Desenvolvimento do Parque da Areia Preta, integrando o Radium Hotel, Clube Siribeira, Praias da Areia Preta e Castanheiras no Município de Guarapari – ES. Elaboração de estudo de demanda, do Master Plan, estudo de pré-viabilidade econômica, modelo de gestão e diretrizes operacionais.
Estudo de viabilidade ambiental e econômica e máster plan para um parque ecológico privado com pousada, restaurante, trilhas, centro de pesquisa, centro de educação ambiental, vila turística (colônia) em Campos do Jordão, SP.
ADERES (Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo S/A) – Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais – Governo do Espírito Santo - Plano de Desenvolvimento e Uso para o Hortomercado, no Município de Vitória – ES, incluindo elaboração de projeto arquitetônico, análise de mercado, análise jurídica e da viabilidade econômico-financeira.
Estudo de viabilidade ambiental e econômica e máster plan para empreendimento misto (pousada, condomínio, fazenda) em São Francisco de Paula, RS, incluindo projeto arquitetônico da pousada e planejamento de atividades turísticas e agrícolas e licenciamento ambiental.
Organização e Realização do Seminário "Ecoturismo Um Negócio Sustentável", São Paulo (2001).
Prefeitura Municipal de Guaratinguetá - Projeto-Piloto de Controle de Erosão na Sub-Bacia do Ribeirão São Gonçalo – Diagnóstico Rural Participativo, Guaratinguetá, SP (2007-2008), visando implantar projetos sustentáveis para controle da erosão (fruticultura, SAFs, pastejo rotacionado, recuperação de matas-ciliares etc.).
Projeto Jarina – Realizado pela Brasil Connects Ecologia e o Centro dos Trabalhadores da Amazônia (CTA) e tendo recebido o apoio do governo do Acre e do SEBRAE, buscou estruturar a cadeia produtiva da jarina, uma palmeira com sementes de coloração e dureza similares às do marfim, incluindo plano de manejo e capacitação das comunidades de duas reservas extrativistas (2003-04).
Conexão Sustentável – Desenvolvido em parceria com a Brasil Connects Ecologia, teve como objetivo identificar e apoiar o planejamento e implementação de projetos que permitam elevar a renda das populações envolvidas por intermédio do manejo de recursos naturais renováveis (2003-04).
BrasilConnects Ecologia – Consultoria na elaboração e acompanhamento de projetos na área de meio ambiente (2003-04).